O olhar dos jovens sobre a fake news
No mundo em que vivemos, qualquer rede social contém muita fake news. E um grande número de pessoas tem acesso a elas, inclusive, boa parte desses, são jovens ou adolescentes.
Atualmente, esse grupo é o mais atacado por estar sempre antenado nas redes e por buscar sempre um prazer instantâneo.
Diante de tantas mentiras, os jovens checam as notícias? A resposta é sim, porém, não todos, a minoria, na verdade, infelizmente. Um estudo feito pelo G1 aponta que 93% dos jovens não sabem como checar uma informação vista na internet.
Os jovens do nosso tempo não têm o costume de entrar em tradicionais sites de notícias. Uma pesquisa feita pelo Poder 360 mostra que, uma boa parte das pessoas jovens norte americanas, não gosta de usa os sites mais tradicionais, que podem oferecer informações e notícias mais seguras do ponto de vista da veracidade da informação.
Um grande problema também é que cerca de 24 milhões de crianças e adolescentes brasileiros utilizam redes sociais diariamente. Entre elas, as mais usadas são WhatsApp, Instagran e TikTok. Aplicativos esses que não têm boa fama em relação à fake news.
Usuários de redes sociais opinam dizendo que o conflito em si não está nos sites e Apps, mas no que fazem com as informações lá vistas.
A fake news não acabará, mas se os jovens começarem a se atentar e conferir antes de publicarem, aos poucos, ela perderá a força.
Algo tão grandioso (fake news) não termina de forma instantânea, por isso deve ser feito o possível para acabar com elas do melhor jeito que conseguirmos.
Júlia, Pedro, Giovanna, Vinicius, Miguel Alexandre e Victor - Alunos 9º A