A importância dos jovens na política digital
Hoje em dia, a política é um dos assuntos mais falado no mundo. Querendo ou não, ela vai fazer parte da vida dos jovens. E as redes sociais, as quais a maior parte dos jovens usa para entretenimento, acaba se tornando um lugar onde se encontram vários debates e informações politicas.
O jovem, segundo o portal Diálogo, é “um sujeito com valores, comportamentos, visões de mundo, interesses e necessidades singulares”.
Essas características dos jovens contribuíram para que, por meio das redes sociais, possam expressar suas opiniões, compartilhar informações, defender e incentivar causas sociais ou politicas.
Entretanto, não são todos os jovens que usam suas características únicas e ideias para participação na política. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria “Ideia Big Data”, 47% dos jovens entre 18 e 24 anos consomem informações políticas.
Mesmo o resultado sendo bom, é preocupante que o restante dos jovens não tenha interesse político, pois eles são a alavanca para o progresso de um país.
Nesse mundo globalizado em que vivemos, debates, informações, fake news etc, a respeito da política aumentam cada vez mais.
E é de suma importância o jovem ter responsabilidade e consciência ao usar as redes sociais como uma ferramenta no futuro da politica, para que não aconteçam compartilhamentos de informações falsas.
Então, não se limitem só as redes sociais para ter participação política, mas também fora delas. Uma forma de fazer isso é por meio de seu voto. Reconhecer a importância de ser cidadão; pesquisar e estudar como a sua ação pode afetar tanto a você como a sociedade a sua volta. As redes sociais têm o potencial de transformar a politica para o bem se você souber como usa-las.
Alunos: Carlos, Felipe, Isabel e Raquel. 9º ano A